29 junho, 2007

Festa dos Santos Populares

FESTAS DOS SANTOS POPULARES NA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE ALBUFEIRA

Recordo ao anos 50/60 quando em Junho se “armavam” os mastros de S.João em Albufeira, em 8 ou 10 ruas e largos, como no Largo do Rossio, Rua da Igreja Velha, Rua Nova, Cais da Lota (hoje Praça dos Pescadores), Cerro Alagoa, Malpique e outros. Nós “moços” daquela época, estávamos presentes em todos.
Havia alegria, eram as “moças” das respectivas ruas que se encarregavam de enfeitar os mastros, com, salvo erro, marcela.
Cantigas, música e fogueiras, não faltavam.

Hoje, é a Associação dos Amigos de Albufeira que se esforça por manter essa tradição, e é, pelo conhecimento que temos, o único ponto nesta cidade onde ainda se “arma os mastros”.

Frente à nossa Séde chegam os cinco mastros, cedidos pela Câmara Municipal de Albufeira.
Um grupo de amigos começa então a engalaná-los, revestindo-os, agora com festão, cedido pela Junta de Freguesia de Paderne.
São colocadas as bandeirinhas e balões, e a charola, artisticamente feita pelos amigos
Maria Amália e Manuel José. Por fim é colocada a gambiarra com lâmpadas de várias cores.
Está tudo preparado.

Chegam os dias da festa, o “chefe” Sousa e sua ajudante Arminda iniciam a preparação das sardinhas e febras, à sua maneira, o carvão está em brasa, o cheiro das sardinhas começa a despertar o apetite e aí vêm elas, lourinhas e deliciosas para as mesas.

No interior da Séde, um grupo de associadas ocupa-se de tratar das saladas, cozer batatas, caldo verde, etc., enquanto no pequeno Bar de apoio temos os incansáveis amigos Manuel e Werngard Alves, que além de outras tarefas preparam uma sangria, e que sangria...

O convívio continua, come-se, bebe-se, dança-se, renasce a juventude, há marchas organizadas pela professora Helena, que também faz a apresentação do grupo de cantares “Os kaskasdalho”, um ambiente de alegria, amizade e sã convivencia.

Estas foram as festas dos “Santos Populares” na Associação dos Amigos de Albufeira, nas noites de 12, 23 e 28 de Junho, onde muitos recordámos os bons tempos da nossa mocidade.
-

Os Santos Populares
São uma tradição
Que queremos manter viva
Na nossa Associação.

ARTUR
Tesoureiro da AAA

Sem comentários: