15 maio, 2007

1º. de Maio de 2007

A tarde parecia chuvosa, e pouco convidativa a festejos ao ar livre. Perante o imprevisto deste cenário desolador, desde logo se alteraram os planos, uma a uma as mesa e cadeiras foram-se agrupando, apenas no interior. À medida que iam chegando, uns e outros foram-se sentando aqui e ali, com quem se partilhava mais afinidades.

A Associação dos Amigos de Albufeira que patrocinava o convívio em honra do caracol propiciou-os aos montes, temperados com ramos de orégãos, e servidos bem quentinhos. Jarros altos de sangria guarnecida de laranjas e limões aos quartos, não faltavam sobre as mesas. E a convivência continuava, entre um cochicho e uma canjinha caseira, ou uma gargalhada e um caldo verde.De vez em quando, a amena cavaqueira era interrompida, quer pela Nazaré que graciosamente ia distribuindo pelos convivas os seus pasteis de bacalhau, quer pela Cecilia que nos brindava com as suas deliciosas pataniscas. Cada qual orgulhosamente nos dava a provar o seu produto hortícola, ou a especialidade de familia, muitas vezes legadas pr mães e avós, como se de uma feira de vaidades se tratasse. Também não faltavam as sobremesas, e novamente a sericaia da Lena bem polvilhada de canela com doce de ameixa de Elvas foi sucesso garantido, o que prova que não é só de software que ela entende, mas têm também mão de doceira! No final os Kaskasdalho, encerraram a noite em beleza, embalando-nos com os mais belos cantares de Portugal. Como não assisti à actuação em Tavira, fui positivamente surpreendida pela alegria e afinação deste grupo magnificamente ensaiado pela professora Helena Carmo.
Uma vez mais a Lena, desta vez sem tripé, deambulou e filmou, e eu escrevi para que na posteridade fique o registo. Tal como eu, esteja atento aos fenómenos que o rodeiam, e seja totalmente livre para dizer o que pensa, utilizando o nosso blog como veículo da sua opinião em:




Teresa Nesler
3 de Maio de 2007


Sem comentários: